28 Maio 2024

Projeto inovador de produção de Água Quente Sanitária instantânea, no Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no Porto.

A empreitada, a cargo da divisão de instalações mecânicas da empresa OPENLINE FACILITY SERVICES SA, consistiu no fornecimento e montagem de dois conjuntos de produção de Água Quente Sanitária instantânea.

A produção de Água Quente Sanitária instantânea é uma solução inovadora que garante o fornecimento imediato de água quente, sem a necessidade de pré-aquecimento e acumulação, possível através da fonte de energia térmica disponível no edifício (vapor). O sistema aplicado nesta empreitada, garante aos espaços do Hospital o consumo contínuo de água quente, que apenas é possível através de equipamentos de alta eficiência, que aquecem a água de forma instantânea, permitindo um fluxo constante de água quente, de acordo com a necessidade.

Esta é uma medida que o Centro Hospitalar Universitário de Santo António, conhecido pela excelência em cuidados de saúde, decidiu implementar como forma de garantir um serviço de qualidade a pensar no bem-estar dos pacientes e utilizadores.

Esta obra é uma mais-valia no que diz respeito à eficiência energética de todo o edifício, bem como reduz o risco de propagação da bactéria legionella, devido à inexistência de água quente acumulada. Além disso, melhora consideravelmente a resposta às necessidades do espaço. Esta tecnologia é adequada para locais de grande dimensão, como hospitais, centros de saúde, onde a prontidão é essencial e o conforto dos pacientes e utilizadores é uma prioridade absoluta.

O Centro Hospitalar Universitário de Santo António está agora equipado com uma infraestrutura moderna e eficiente, alinhada com elevados padrões de qualidade, inovação e engenharia.